quinta-feira, 30 de março de 2017

AULA DE CANTO POR WHATSAPP?

Sim. Isso mesmo. Testei durante um ano com dez alunos que selecionei a partir de contato feito através do meu blog, onde disponibilizei meu whatsapp, para que leitores que entrassem em contato comigo por esse aplicativo, pudessem ser auxiliados por mim via áudio e escrita, na tentativa de ajudar-lhes com o desenvolvimento de suas vozes de cantores. Dos dez, somente quatro mostraram-se dignos depois de quatro meses, a um novo contato de minha parte, para continuarmos o trabalho, agora com mais minuciosidade.

Os resultados apareceram quase que instantaneamente, mesmo todas as dicas tendo sido passadas por áudio, esses quatro alunos conseguiram transformar todas as informações sonoras em sensações físicas, tornando possível experimentarem uma boa produção sonora somente ouvindo meus áudios e treinando cada um em seu próprio estado. Seis meses depois, eles já estavam com vozes completamente diferentes e com uma satisfação enorme com suas novas vozes.

Escolhi alunos com dificuldades bem diferentes e complicadas de resolver, já havia treinado cantores com esse tipo de problema vocal, mas nunca por whatsapp e sem estar perto para analisar o funcionamento corporal de cada um. Escolhi alunos de estilos bem variados pois gosto de  desafios e experiências novas. Eles também por sua vez, foram empenhados e até mesmo humildes pois mesmo por áudio também sou as vezes incisiva e rígida.

Selecionei uma menina com infantilidade e muita soprosidade vocal, um outro rapaz com um timbre raro com um drive lindíssimo, um outro rapaz com muita nasalidade e bruxismo, e um outro cantor de sertanejo, pois adoro as novas músicas desse estilo. Com apenas oito meses, eles já estavam me mandando áudios que até hoje ouço quando quero ouvir uma música boa cantada por uma linda voz. Claro, eles ainda estão muito inseguros, mas já descobriram que possuem vozes poderosas.

Claro que estou falando mais especificamente da voz e não do corpo, pois por áudio fica difícil analisar o corpo a partir do som emitido pelo mesmo, pois é assim que analiso para treiná-los. Então, começarei a fazer vídeos mostrando os exercícios físicos que os ajudaram a desenvolver melhor seus corpos, e a gozarem de uma produção sonora mais confortável e saudável.

Completamente ciente da eficiência da técnica, mesmo sendo passada de forma auditiva, mostrou-se eficaz da mesma forma que sempre vi ser dentro de sala de aula. Por isso, somente agora decidi escrever sobre essa experiência e divulgar essa nova forma de aula por whatsapp.

Tenho usado principalmente o som da voz de cada um para analisar sua impostação, entonação, usando como material de análise a estrutura sonora para conseguir perceber que problemas de funcionamento físico estão produzindo determinados efeitos sonoros na hora da produção vocal, principalmente para a voz cantada. Isso tem funcionado muitíssimo bem, mesmo com certa dificuldade. Claro que leva um pouco mais de tempo, mas quando eles entendem que a voz é corporal antes de ser sonora, fica rápido e fácil  conduzi-los à uma experiência de produção vocal muito satisfatória.

Mas informações pelo whatsapp 031 97302-9172

2 comentários:

  1. Olá sou compositor gospel tenho muitos sonhos mas não canto bem preciso de ajuda pra gravar meu cd tenho que cantar melhor. Meu sap 067998731069 e e-mail alenascgagabf@gmail.com por favor entre em contato comigo

    ResponderExcluir
  2. Olá sou compositor gospel tenho muitos sonhos mas não canto bem preciso de ajuda pra gravar meu cd tenho que cantar melhor. Meu sap 067998731069 e e-mail alenascgagabf@gmail.com por favor entre em contato comigo

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Nasci em Parintins no Amazonas. Vivi no meio da mata onde enfrentei todos os perigos que pessoas  da cidade nem imaginam que existe. Aprendi tarrafiar. Pescar piranha preta e vermelha. Vi meu cachorro ser despedaçado em três pedaços por um tamanduá bandeira de três metros de altura. Cacei veado vermelho e roxo. Tirei jacaré açú da malhadeira. Arranquei tatu do buraco. Arranquei mandioca grande da terra sem quebrar. Cacei cutia. Paca. Comi macaco prego. Onça. Quati. Porco espinho. Fiquei encurralada por um bando de queixada. Comi papagaio em tempo de fome. Peguei juruti na arapuca feita de pau. Tomei água de cipó d'água. Apanhei com pedaço de lenha do fogão de barro. Roubei ovo de inambú açú. Peguei mauari na malhadeira de mica. Mergulhão. Garça branca e morena. Andei sobre o matupá. Vi anhingal andar no rio. Fugi de caba tatu. Levei ferrada de caba de igreja. Fui mordida por piranha vermelha que levou um pedaço do meu dedo. Consegui fugir e me tornar uma das melhores professoras de canto do país. E outras coisas que só caboclo sabe...

Follow by Email