terça-feira, 29 de março de 2016

ANÁLISE DA VOZ (Luan Santana - Escreve aí)



Apesar de não parecer, eu gosto de todos os cantores que analiso a voz. Mas como professora de canto tenho a obrigação de falar a verdade quanto às vozes que analiso, ou com meus alunos sobre suas vozes. Já perdi muitos alunos por falar a verdade, mas também não me interessa puxar saco de ninguém enquanto professora de canto, quem tem que me ouvir são os alunos, que se forem espertos, param de reclamar, e aceitam minhas críticas que vêm sempre acompanhadas de técnica e exercícios que realmente irão sanar os problemas por mim diagnosticados. Demorei um pouco de tempo para analisar a voz de Luan Santana pois esperava que sua voz mudasse com o tempo, mas, pelo que parece só está piorando.

Sua voz sempre foi muito anasalada, mas eu esperava que fosse só por causa da idade. Mas, está piorando cada vez mais. Analisando sua performance nessa música (Escreve aí), Luan Santana mostra sinais de cansaço vocal, suas notas agudas não soam mais, e também mostram que ele está contraindo muito a musculatura da laringe para poder manter o volume de seu som. Os finais das frases já quase não soam mais,  principalmente na palavra (...enganar...).

A nasalidade de sua voz, pelo menos pelo que observei, começou como vício vocal, na tentativa de produzir a típica voz de garotinho, a famosa voz de cantores de músicas da Malhação -é onde o cantor tentar produzir som com sensualidade, e acaba anasalando sua voz para conseguir aquele som típico dos cantores norte americanos, que são anasalados e soprosos-, daí o cansaço vocal em sua voz que está roubando-lhe toda a extensão aguda e o volume de sua voz.

Luan Santana parece ter desvio de septo nasal, pois esse excesso de nasalidade as vezes é resultado desse problema, mas também, ele tem os dentes superiores mais proeminentes que os inferiores, o que indica que o seu céu de boca é muito afunilado e por isso sua empostação vocal é estremante forte nos seios nasais e no céu da boca, por isso, há tanta soprosidade e nasalidade em seu som. Caso ele não corrija sua empostação vocal, fenda glótica e calo vocal serão os resultados alcançados ao longo de todos esses anos de carreira.

Todos as suas vogais estão extremamente soprosas e anasaladas, principalmente o (A e E), estas são as que mais ele está anasalando, quando essas vogais caem em notas agudas ou finais de frase, elas quase não soam e perdem completamente o volume de seu som. Geralmente para criar esse vício horroroso que o Luan Santana insiste em manter, o cantor sobe com o dorso da língua até o céu da boca e também no palato mole -a famosa campainha-, dá uma certa pressionada com o dorso da língua nos dois palatos -mole e duro-, aí o som soa totalmente no seio nasal e no palato mole que dá uma certa leveza no som, mas o resultado sonoro para o ouvinte é um som completamente fanho.

Outro problema seríssimo do Luan Santana é sua articulação, que está tão danificada que ele mal abre a boca para produzir o texto, ele está falando completamente entre os dentes, chega até irritar a gente. O pior, é que tem muitos cantores imitando sua voz, o que é horrível, pois se um já dói no ouvido da gente, imagina uma legião de Luans anasalados. Isso é um erro perigosíssimo: tentar imitar o som do outro, isso faz com que as cordais vocais de quem está imitando se cansem e se fadiguem, e depois, com certeza fenda glótica e calo vocal serão o troféu pela imitação.

Só consegui perceber um único som bonito na performance do Luan, que é quando ele produz notas graves que soam e amplificam-se no seu tórax, aí é único momento em que sua verdadeira voz aparece durante toda a música, e olha, que se sua voz estivesse bem empostada, a beleza de seu som seria magnífica e seu volume triplicaria. Mas existe esse vício errôneo que os cantores insistem em reproduzir e copiar dos outros, que é imitar de outro cantor e tentar reproduzir um timbre vocal como se isso fizesse ou gerasse um estilo. Erro assim também foi cometido na época de Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, quando todo mundo queria cantar igual a eles, e tentavam reproduzir até sua extensão vocal, o que deixou muita gente doente das cordais vocais.

No caso do Luan Santana, que não está imitando ninguém, simplesmente é a tentativa de produzir um som sensual e leve, para poder dá vida ao seu estilo romântico. Seu timbre vocal é bonito, mas não está sendo valorizado por causar dos muitos vícios vocais e corporais que o cantor possui. Um dos vícios físicos que eu percebi, é mania de empurrar o queixo para frente, isso é um perigo, pois produz contração no esternocleidomastoideo -músculo que liga o osso esterno do tórax à clavícula e posteriormente ao seio mastoideo da caixa craniana-, o que também irá contrair a musculatura da nuca, que por sua vez irá contrair o maxilar inferior danificando a articulação, ou seja, a produção dos fonemas, e consequentemente o texto, e se não for tratado, irá desenvolver o famoso bruxismo.

Quando uma pessoa possui o vício descrito a cima, evidentemente também terá erros de postura nas vértebras (T1, T2 e T3), o que produzirá dores na nuca, no ouvido e na mandíbula inferior. Tudo o que foi analisado acima pode ser tratado com: Se for no corpo -postura- com a Técnica Alexander, agora, se for no som, com a Técnica do Bel'Canto. Dificilmente não há como tratar erros vocais e posturais. Adoraria dar aula para o Luan Santana.

E até uma próxima ANÁLISE DA VOZ!











7 comentários:

  1. Respostas
    1. Mais uma vez obrigada! Também gostei muito dessa análise.

      Excluir
  2. Olá professora! Luan Santana é um tenor!? Se tenor, seria um tenor lírico, ou talvez um lírico ligeiro!?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Didata! O Luan Santana com certeza é um tenor ligeiro mas também pode ser que seja um tenorino, um tipo de tenor mais leve ainda. Mesmo assim, a classificação do registro ou nipe vocal não funciona eficazmente pois a voz é produzida pelo corpo, e este é uma caixinha de surpresas, podendo revelar um timbre que nossos ouvidos e diagnósticos não percebem.

    ResponderExcluir
  4. O bruno de bruno e marrone canta de forma correta??qual a sua classificação vocal??//E o Renato vianna ganhador do The voice brasil qual sua classificação Vocal??

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da analise vocal👏 Concordo plenamente

    ResponderExcluir
  6. Queridinha, a voz do Luan é maravilhosa. Ele canta super bem, não é pra menos que ele esteja fazendo sucesso por todos esses anos. Fala mal dele, mas eu duvido fazer melhor. Sou luanete e vou defender o meu ídolo até o fim.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Nasci em Parintins no Amazonas. Vivi no meio da mata onde enfrentei todos os perigos que pessoas  da cidade nem imaginam que existe. Aprendi tarrafiar. Pescar piranha preta e vermelha. Vi meu cachorro ser despedaçado em três pedaços por um tamanduá bandeira de três metros de altura. Cacei veado vermelho e roxo. Tirei jacaré açú da malhadeira. Arranquei tatu do buraco. Arranquei mandioca grande da terra sem quebrar. Cacei cutia. Paca. Comi macaco prego. Onça. Quati. Porco espinho. Fiquei encurralada por um bando de queixada. Comi papagaio em tempo de fome. Peguei juruti na arapuca feita de pau. Tomei água de cipó d'água. Apanhei com pedaço de lenha do fogão de barro. Roubei ovo de inambú açú. Peguei mauari na malhadeira de mica. Mergulhão. Garça branca e morena. Andei sobre o matupá. Vi anhingal andar no rio. Fugi de caba tatu. Levei ferrada de caba de igreja. Fui mordida por piranha vermelha que levou um pedaço do meu dedo. Consegui fugir e me tornar uma das melhores professoras de canto do país. E outras coisas que só caboclo sabe...

Follow by Email