domingo, 4 de janeiro de 2015

ANÁLISE DA VOZ (Neto LX - Gordinho Gostoso)



Atendendo o pedido de uma galera de peso que pediu para eu analisar a voz do repentino sucesso Neto LX, que se intitula "gordinho gostoso", não entendo o por quê, afinal de contas a Friboi ainda não comercializa carne de peixe-boi, mas vamos lá!

Bom, em primeiro lugar falarei da melodia que me faz lembrar um milhão de música com os mesmos acordes, ritmo, e agora também, as mesmas frases clichês. Eles não se preocupam em criar uma letra interessante, a moda agora, é pegar frases de outras músicas e ir montando um quebra-cabeça, " O resultado todo mundo já conhece", como também cantaram "As meninas", saudades desse tempo.

Quanto à voz do Neto Lx, levei horas para poder entender o que estava cantando em algumas partes da música. Tive que pedir a ajuda ao nosso deus Google para poder compreender o que estava sendo dito por ele, principalmente na terceira estrofe, se é que posso chamá-la assim!

Na parte do "Gordinho gostoso", mais especificamente a segunda vez que ele canta a estrofe, o "O" do gostoso torna "A", não entendi como ele consegue diccionar daquela forma. Depois, a coisa fica pior ainda, quando ele diz "mas tô na moda", que se eu não fosse procurar no google, continuaria pensando que era "mas sou cambota". Isso tudo, por que ele tem o dentes superiores mais proeminentes que os inferiores dificultando a produção de sons bilabias como o "M".

A produção do "R" em "mulherada" também indica que ele deve ter a língua presa, ou um problema de dicção muito sério, também com som linguodental, no caso, "R", que soa quase como um "G". Apesar de tudo isso, a sua empostação vocal, por ser totalmente na laringe, e também imitando o Psiríco, deixa o seu som com muito pigarro nessa parte da música, o que é nojento!

Outra parte da letra da música que fica totalmente incompreensível, é a parte do "copo de whisky... até ...ficam em mim"não dá para compreender quase nada. Poderia listar uma enorme lista de erros de dicção e articulação. No entanto, o timbre vocal de Neto LX é muito bonito, mas muito danificado principalmente pela formação de sua arcada dentária, e também por ter, talvez, a língua presa.

Isso tudo que foi analisado e comentado tem solução. Para a arcada dentária, ele deveria procurar um Ortodontista para corrigir a posição de seus dentes, isso já melhoria e muito sua dicção. Outra coisa, seria procurar um bom especialista em técnica vocal para ver a possibilidade de se trabalhar sua dicção e articulação, e também, sua empostação para exorcizar esse Psirico de dentro dele.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Viviane. Fiz essa análise atendendo o pedido do pessoal da internet. Beijos

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto

Nasci em Parintins no Amazonas. Vivi no meio da mata onde enfrentei todos os perigos que pessoas  da cidade nem imaginam que existe. Aprendi tarrafiar. Pescar piranha preta e vermelha. Vi meu cachorro ser despedaçado em três pedaços por um tamanduá bandeira de três metros de altura. Cacei veado vermelho e roxo. Tirei jacaré açú da malhadeira. Arranquei tatu do buraco. Arranquei mandioca grande da terra sem quebrar. Cacei cutia. Paca. Comi macaco prego. Onça. Quati. Porco espinho. Fiquei encurralada por um bando de queixada. Comi papagaio em tempo de fome. Peguei juruti na arapuca feita de pau. Tomei água de cipó d'água. Apanhei com pedaço de lenha do fogão de barro. Roubei ovo de inambú açú. Peguei mauari na malhadeira de mica. Mergulhão. Garça branca e morena. Andei sobre o matupá. Vi anhingal andar no rio. Fugi de caba tatu. Levei ferrada de caba de igreja. Fui mordida por piranha vermelha que levou um pedaço do meu dedo. Consegui fugir e me tornar uma das melhores professoras de canto do país. E outras coisas que só caboclo sabe...

Follow by Email