terça-feira, 13 de maio de 2014

ANÁLISE DA VOZ (Gusttavo Lima - Fui Fiel)

Analisando a performance vocal do Gusttavo Lima na música "Fui Fiel", percebi alguns problemas vocais como: 1º) Um erro de empostação nas duas primeiras estrofes (Foi bonito, foi... Chorei, chorei...) que dificultou muito sua afinação e fez com que sua voz ficasse extremamente gritada, esganiçada, e demostrasse problemas de dicção, principalmente para produzir sons linguopalatais como o (C) da palavra "capaz", além de muita dificuldade para manter a afinação devido a tonalidade da música está muito aguda, e sua empostação não favorecê-lo na hora de entonar o som. 2º) Ele tem muita contração na musculatura do pescoço, principalmente quando produz notas agudas com a da palavra "Teu" por haver um som linguodental (T) que quando não se tem uma boa dicção, fica muito difícil mantes-se a afinação da nota. 3º) Uma excessiva sibilação, exagero de ar na produção de sons fricativos como o (S), fazendo com que quase não haja som nessas notas. 4º) Ele abaixa a laringe na hora de produzir sons agudos, o que contrai a musculatura da mesma, deixando claro a dificuldade na hora de frasear o texto da música. 5º) Somente a parte do refrão (Hoje eu acordei... Te amo meu bebê...) é que a empostação dele está correta, preste atenção que o som é completamente diferente do som das estrofes, no refrão sua voz fica redonda e aveludada, não demostrando nenhuma dificuldade para produzir som. A cor do som também muda no refrão, sua voz passa de um brilhante estridente para um azul brilhante, que demonstra que no refrão a sua empostação e entonação estão corretas. Esse mesmo som azul brilhante é que deveria também está nas estrofes onde as notas são mais agudas na música. Claro que tudo isso que falei tem solução e pode ser completamente tratado e trabalhado. Mas, também esse erro é decorrente de um vício que os cantores de sertanejo cometem ao tentar imitar um timbre vocal, ao invés de cantarem com sua própria personalidade vocal. O Gusttavo Lima tem uma voz magnífica que foi extremamente prejudicada por esses erros. Gostaria muito de dar aula pra ele, o faria eliminar esses erros em um mês, daria a ele um som que ele ainda não sabe que tem.

5 comentários:

  1. Olá, gostaria de ver uma análise do Bruno Boncini na música "Memórias". Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Cara, parabéns pelo seu conhecimento, preciso de uma luz sua, sobre encontrar o ponto certo pra minha voz
    Nossa dupla é Enrico e Murilo, estamos iniciando.
    Entre em contato conosco por favor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enrico e Murilo meu whatsapp é 031 97302-9172
      Pode entrar em contato comigo por ele. Vocês onde, e já fizeram aula de canto? Posso ajudá-los sim. Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  3. poxa vc ta de parabens gostaria vc avaliasse meus erros tbm cantando

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Nasci em Parintins no Amazonas. Vivi no meio da mata onde enfrentei todos os perigos que pessoas  da cidade nem imaginam que existe. Aprendi tarrafiar. Pescar piranha preta e vermelha. Vi meu cachorro ser despedaçado em três pedaços por um tamanduá bandeira de três metros de altura. Cacei veado vermelho e roxo. Tirei jacaré açú da malhadeira. Arranquei tatu do buraco. Arranquei mandioca grande da terra sem quebrar. Cacei cutia. Paca. Comi macaco prego. Onça. Quati. Porco espinho. Fiquei encurralada por um bando de queixada. Comi papagaio em tempo de fome. Peguei juruti na arapuca feita de pau. Tomei água de cipó d'água. Apanhei com pedaço de lenha do fogão de barro. Roubei ovo de inambú açú. Peguei mauari na malhadeira de mica. Mergulhão. Garça branca e morena. Andei sobre o matupá. Vi anhingal andar no rio. Fugi de caba tatu. Levei ferrada de caba de igreja. Fui mordida por piranha vermelha que levou um pedaço do meu dedo. Consegui fugir e me tornar uma das melhores professoras de canto do país. E outras coisas que só caboclo sabe...

Follow by Email